A importância da Gestão para o seu Consultório.

Todos os segmentos de negócios, seja MEI, Microempresa, Média ou Grandes Empresas, é fundamental possuir Processos internos de Gestão do seu Negócio. Na odontologia ou na Medicina não é diferente, principalmente pelo fato de que em sua grade de formação profissional não existe nenhuma fonte de conhecimento sobre o assunto durante todo o processo de desenvolvimento acadêmico.

Em uma pesquisa realizada pela Empresa Girão Consultoria, identificamos alguns aspectos importantes neste universo pouco explorados pelos profissionais . O primeiro conforme já citado neste conteúdo é o hiato de conhecimentos, negligenciados em sua formação acadêmica. O segundo, são relatados a falta de tempo para exercer tais controles, na execução de tarefas no seu dia-a-dia. E o terceiro, é a inexistência de conceitos e experiências cognitivas ligadas ao aspecto de Liderança, para gerenciamento profissional de toda a sua equipe.

GESTÃO DE MARKETING

O Marketing é a Célula de Inteligência de qualquer negócio. É responsável pelo Estudo do Mercado, Avaliação de variáveis Micro e Macro Ambientais, Estudo de tendências, Evolução de Comportamentos e adequação do perfil de Personas a toda estrutura e esforços estratégicos para atender suas necessidades e desejos.

GESTÃO COMERCIAL

A Gestão Comercial irá preparar a estrutura para desenvolver sua atividade. Nesta segunda etapa podemos citar Plano Comercial, desenvolvendo Canais de Distribuição, treinamento de atendentes e estruturação Ponto Comercial/Consultório. Estrategicamente se faz também necessário estudo da Curva ABC de clientes.

GESTÃO FINANCEIRA

Os Controles Financeiros são utilizados para criar dispositivos de diagnósticos da saúde do seu negócio. Podemos iniciar com identificação e leitura dois Índices: Rentabilidade, Lucratividade e Liquidez. Os Relatórios também assumem papel de relevância na gestão corporativa, como D.R.E e Fluxo de Caixa. É nesta etapa que iremos avaliarmos se os caminhos traçados pelo Marketing e executados pelo comercial estão surtindo efeitos conforme suas expectativas. Objetivos,Metas financeiras e Retorno de Investimentos também irão direcionar ações estratégicas.

Encerrando esse artigo, gostaria de enfatizar a importância de uma ação que irá incrementar todas as Gestões anteriores: Desenvolvimento do seu Capital Intelectual. Fato é que não realizamos nada sozinhos e desenvolver, motivar e principalmente inspirar a sua equipe serão aspectos chaves para que todas os seus processos internos possam trazer resultados.

Autor: José da Silva Girão Júnior – girao.adm@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *