Ansiedade e negócios


Criei um programa de desenvolvimento e gestão para micro e pequenas empresas onde o assunto não se limita apenas as técnicas e análises de índices de desempenho.

O fator comportamental é de fundamental importância para o sucesso do seu negócio. Dentro deste contexto iremos conversar sobre os efeitos desastrosos que a ansiedade poderá vir a causar a sua saúde do corpo e do seu negócio.

Percebo que uma das maiores causas deste distúrbio é a falta de planejamento. Gosto de comparar um projeto empresarial como se fosse uma concepção de uma árvore. O primeiro passo é a escolha de uma boa semente, suas características terão que está conectadas as condições do solo. Este por sinal é a segunda etapa. Preparar a terra para que possa receber esta semente. Avaliar as condições , seus substratos e tratar com adubos para que possamos ter êxito na execução do plantio.

Pensa que já acabou? Não, está apenas começando. Após o plantio da semente, temos que administrar todos os cuidados para que esta árvore cresça com todas os benefícios para seu desenvolvimento.

É aqui que começamos a administrar o tempo e nossas expectativas. A árvore não irá crescer conforme a fábula do João e o pé de feijão de forma rápida e imediata. Precisamos dar tempo ao tempo e trabalharmos a cada dia para que possamos chegar aos nossos objetivos.

Após este exemplo citado podemos claramente observar que a administração do tempo e suas expectativas são essenciais para sua saúde do seu negócio. 

Já citamos que na área de negócios o melhor “remédio” para administrar ansiedade é o planejamento.  Importante salientar  que não existe planejamento sem capital de giro. Nenhum negócio é auto sustentável no início do seu projeto. A área financeira terá que elaborar um relatório com projeções mensais de faturamento onde antecipadamente teremos a informação dos valores do capital de giro necessário para que seu negócio possa se sustentar.

Na maioria das vezes esse capital de giro é calculado equivocadamente, e consequentemente o dinheiro acaba antes mesmo da empresa conquistar a sua autonomia financeira. É aqui que começa a ciranda de ansiedade onde no jargão dizemos: “Vender o jantar para comprar o almoço”.

A necessidade de arcar com obrigações operacionais começa a pressionar a saúde financeira de sua empresa.

O que fazer para evitar essa falha operacional?

Entender que tudo tem o seu tempo para florescer, e os negócios não são diferentes. É essencial para que possamos implementar a solução para a sua empresa é a realização de um diagnóstico.

Sua empresa não está conseguindo se pagar por qual motivo?


Maturidade do negócio

Início de operação e capital de giro insuficientes


Margem de lucro

Todos os seus produtos e serviços foram precificados de forma com que cubram seus custos e produza lucros?


Ponto de equilíbrio

Sua precificação está com margem de lucro correta. Estamos conseguindo vender as quantidades necessárias para atingir nossos resultados ?


Para ambas as situações requer TEMPO, e consequentemente aporte financeiro para preencher lacunas do amadurecimento do seu negócio.

Independentemente das causas de sua pressão, o resultado será aumento do estresse e ansiedade. Essas misturas bombásticas irão prejudicar a sua concentração e percepção da realidade para sua tomada de decisão.

As consequências para a sua saúde também serão catastróficas. Sua qualidade de vida irá despencar, podendo causar até depressão.

Ser um empreendedor requer blindagem mental e experiência de gestão para que a saúde do seu negócio e do seu corpo possam andar de mãos dadas.

Recomendo muita meditação e bastante gestão !


Deixe seus comentários em nosso site, sua opinião é muito importante !

LOJA ONLINE: Click no link e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *