Capacidade de atratividade: Como está o fluxo de clientes do seu negócio?


O ponto de vista para respondermos a este importante questionamento é sabermos a seguinte questão:  “É o cliente que escolhe a sua empresa ou você que escolhe o seu cliente?”.  A sua resposta irá me indicar a que nível sua empresa possui uma estrutura de marketing ativa e conectada com o seu mercado e suas estratégias.

A realidade da maioria das micros e pequenas empresas  é que  92% dos casos a resposta é uma só:  O cliente é que me escolhe. Ouvimos a seguinte expressão: “Não podemos nos dar o luxo de escolher, o que vier é lucro”. Será que está correto ?

Todos os tipos de  clientes são bem-vindos?

Será que todos eles possuem uma capacidade de avaliar a diferença de preço e valor e assim buscar sempre a sua satisfação e segurança independente do que se paga?

A grande questão ocorre que quando não escolhemos nossos clientes, estaremos entrando em uma situação de alto risco. É  como o seu negócio fosse uma ferida aberta à mercê de infecções ocasionadas pelo contato com o ambiente.

E como fazer para implantar marketing no seu  negócio e desenvolver a blindagem de lucros através do processo de escolha do cliente certo para a sua  empresa?

Persona Natural

Quem é o meu cliente ? 

Infelizmente são poucos que saberiam responder com propriedade este importante detalhe estratégico para a sua gestão de lucros.

Aqui identificaremos qual é o perfil de clientes que naturalmente você atrai para a sua empresa, sem nenhum tipo de ação estratégica?


Persona Foco

Após a identificação de quem é seu cliente, vamos fazer aqui segundo questionamento para o gestor:

Você está satisfeito com atual perfil?

Na maioria de minhas consultorias realizadas, cerca de 98% dos clientes não estão satisfeitos e não sabem o que fazer para mudar.

Sugiro realizar desenvolvimento  identificação do PERFIL QUE EU QUERO ! É um trabalho direcionado para buscar mercados com maior percepção de valor e ticket médio.

Após a identificação do PERSONA FOCO, buscamos realinhar sua comunicação e estratégia de marketing de conteúdos para seu novo persona.

Comunicação ajustada vamos adequar a sua estrutura  para que possa atender as exigências deste novo perfil de clientes.

Está claro que para o processo de desenvolvimento de uma maior lucratividade não é necessário vendar MAIS, e sim vender melhor.

Posicione-se estrategicamente para atender nichos de mercados que tragam escalabilidade e uma boa margem de lucros, mas saibam que quanto maior o desejo por clientes de alto poder aquisitivo, maior será seus investimentos e desafios.

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