Competitividade no Segmento Odontológico

O mercado da Odontologia é um segmento bastante competitivo. Estatísticas do Conselho Federal de Odontologia – CFO mostram que há um excesso de entrada de novos profissionais no Mercado de trabalho. 


Para atual conjuntura de Mercado, não basta apenas investir em sua capacitação técnica. Outros fatores de relevância farão a diferença entre profissional fracassado e bem sucedido. Vamos abordar alguns aspectos que irão contribuir para o seu processo de desenvolvimento em sua carreira:


Networking

Para todo e qualquer profissional de sucesso é necessário desenvolver uma estratégia de manter e criar novos contatos. Esse projeto de “Pontes Profissionais” deverá traçar algumas estratégias e seus resultados ocorrem em médio a longo prazo. Sugiro envolvimento com Faculdades e área de Pesquisas, participação em Congressos e eventos ligados a sua atividade, envolvimento político com Conselho de sua profissão e principalmente desenvolver suas Redes Sociais pessoais e profissionais, separadamente.


Tomada de Decisão

Todo processo de Gestão requer decisões e são elas que irão fazer do seu negócio lucrativo ou máquina de prejuízos. Desenvolva processos racionais, sistêmicos e fuja do intuitivo. A hora da vez é o desenvolvimento do Business Intelligence, e o cenário de Big Data.


Leitura de Mercado

Busque sempre observar comportamentos. Negócios de diferentes segmentos estão sempre “conversando”. Indico conhecer a ferramenta Google Alerts, serviço gratuito que disponibiliza cadastrar assuntos do seu interesse e que qualquer notícia sobre o assunto irá diretamente para seu e-mail. Funciona como um radar!


Capital Intelectual

Realize constantemente investimentos em seus colaboradores. Treinamentos, Planejamento Estratégico participativo, Incentivos profissionais/desafios, e ganhos adicionais financeiros.


Controle e Gestão

Tenha o seu negócios em suas mãos. O desenvolvimento de uma liderança participativa e com desenvolvimento de uma expertise para negócios e fundamental para que seu consultório mantenha com bons resultados financeiros. Aplique controles e ações estratégicas nas áreas de Marketing, Comercial, Financeira e Projetos.


Imersão Online

Todo o negócio no segmento da saúde terá que abrir “seus olhos” para investimento em tecnologia e conexão com o mundo online. Podemos citar a utilização de sites, desenvolvimento de aplicativos, Redes Sociais são alguns exemplos que se farão obrigatórios para se conectar a este novo modelo de cliente.



Autor: José da Silva Girão Júnior – girao.adm@gmail.com

Instagram: @giraoconsultoria

4 comentários

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