Corpo Humano e Gestão – Parte II: Cérebro

É o principal órgão e o centro do Sistema Nervoso em todos os animais vertebrados. O papel das funções cerebrais em nosso organismo responde a várias e importantes ações que incluem aspectos corporais e mentais:

  • Respirar
  • Dormir
  • Comer
  • Pensar
  • Falar
  • Lembrar
  • Emoções Cognitivas

Nas nossas Empresas, quem faz o papel deste órgão extraordinário ? R: Planejamento Estratégico.

PRÉ-FORMATAÇÃO

O primeiro passo para que possamos realizar o desenvolvimento estratégico é buscar respostas para 3 questionamentos básicos e relevantes:

Aonde estamos

Diagnóstico

Desenvolver análise criteriosa dos índices financeiros e participação de Mercado atual. Podemos de uma forma didática fazer analogia desta fase como fossemos tirar foto do ANTES, para que possamos ter ponto de partida do que pretendemos melhorar.

Aonde queremos chegar ?

Objetivos

Elaboração de metas vinculadas á propósitos. Buscar participação ativa da equipe, através de uma comunicação clara e transparente, e com premiações e benefícios atraentes conforme processo de meritocracia.

Como vamos fazer ?

Trata-se da metodologia a ser utilizada. Basicamente realizaremos duas fases: Preparação e Desenvolvimento. A primeira fase é prioritariamente de análise e avaliação de todas as forças que compõem o seu segmento de mercado. A segunda, é a identificação de “hiatos” diferenciais que teremos que desenvolver para atingir todos os nossos objetivos.

É fundamental para todo o processo que haja ENGAJAMENTO de todos os envolvidos. Princípios como a objetividade, clareza e principalmente fazer com que seus colaboradores entendam o proposito e seus benefícios.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ETAPAS:

Preparação:

  • Estruturação “DNA” de sua Empresa
  • Análise Ambiental (SWOT)
  • Análise Competitividade (Forças de Porter)

Desenvolvimento:

  • Business Model Canvas

Neste módulo iremos detalhar todas as etapas estruturais citadas acima.

“DNA” EMPRESARIAL

Etapa que iremos desenvolver: Missão, Visão e Valores. É o princípio de todo processo estratégico , aonde o fator principal não é tê-los em quadros ou pintados em ambientes corporativos, mas sim colocados em prática, no cotidiano de todos que fazem parte de sua equipe.

MISSÃO

É o desenvolvimento do Propósito de sua Empresa. Qual é a vocação, a conexão emocional e funcional de sua proposta para seu cliente ou personas? Aqui iremos criar formas claras e verdadeiras para fazer a diferença na vida das pessoas.

VISÃO

É a descrição do futuro desejado . É a situação em que se pretende chegar dentro de um determinado período de tempo. Aonde iremos chegar ? A comunicação é fundamental para que todos possam estar seguindo na mesma direção e estratégias traçadas.

VALORES

São os princípios e crenças que servem como parâmetros para os critérios que definem comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas. 

ANÁLISE DE AMBIENTE (SWOT)

Utilizamos de forma simples e direta o que denominamos de Análise de Swot.

FATORES INTERNOS

A abordagem direciona todos os esforços para identificação de Forças e Fraquezas relacionados ao seu negócio. Aqui possuímos total controle sobre estas variáveis.

Forças: Capital Intelectual, Posição Geográfica, Processo de Inovação, etc.

Fraquezas: Inexperiência, falta de capital financeiro, etc.

FATORES EXTERNOS

Nesta o foco é o Mercado. Quais são as possíveis oportunidades e Ameaças que não possuímos controles sobre elas e irão impactar diretamente nossos resultados?

Oportunidades: Baixa do dólar, Políticas monetárias, etc.

Ameaças: Inflação, Desemprego, etc.

ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE (5 FORÇAS DE PORTER)

Após o estudo do Ambiente de Mercado, iremos aprofundar todas as variáveis de competição que afeta o seu segmento .

Rivalidade entre concorrentes

Quem são meus concorrentes diretos e indiretos?Quais são seus pontos fortes e vulneráveis? Qual a linha de comunicação utilizada? Qual estratégia de Mercado para processo de Fidelização e Prospecção?

Poder de Negociação dos Fornecedores

Como é composto o Cenário de seu mercado Fornecedor: Poucos ditando as regras e preços de mercado, ou pulverizado, com alta quantidade e muita competitividade?

Poder de Negociação dos Clientes

Trata-se da capacidade dos clientes para colocar o negócio sob pressão e negociar condições e pagamentos. O poder está nas mãos dos clientes ou das Empresas fornecedoras ?

Ameaças de Produtos Substitutos

No segmento de atuação existem produtos ou serviços de categorias diferentes que podem substituir a sua oferta ?

Ameaça de Entrada novos concorrentes

Quais as possibilidades de que novos investidores entrem no seu mercado? Existem barreiras financeiras, político reguladoras ?

MODELO CANVAS

O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver modelos de negócio novos ou existentes.

Como ?

Qual(s) minha(s) atividade(s) principais? Ter foco é um das atitudes de desenvolvimento do seu diferencial competitivo.

Qual(s) recursos financeiros para investir ou começar meu negócio ?

Qual(s) estratégias e alianças corporativas serão desenvolvidas ?

O que ?

Proposta de Valor é á forma que uma empresa consegue traduzir seus benefícios ( Composição ampliada do seu produto ou serviço), e também se fazer percebidos pelo mercado consumidor ( Comunicação). É a mais eficiente ferramenta de lucratividade, pois iremos desenvolver atributos e soluções que vão além das funções primárias de sua oferta.

Para Quem?

Quem é o meu cliente ? Sim, vocês perceberam que fiz esse questionamento no singular! É muito importante conhecer e personificar o seu público, denominamos esse processo de PERSONAS. Ele(a) tem nome, idade, desejos, medos, planos e muitas outras que farão diferença na sua forma de se comunicar e principalmente se conectar a estes “personagens” de lucratividade.

Após identificação, a segunda fase é desenvolver pontos de conexão ou Canais de Vendas. De que forma e modelo de negócio terei acesso a este meu cliente? Podemos citar Marketing Offline ( Rádio,TV,Revistas, Jornais etc) e Marketing OnLine ( Redes Sociais, Sites, Blogs etc.)

A terceira fase desta etapa é o que chamamos de Estratégia de Comunicação. Qual é o universo cognitivo, palavras de conexão e comportamentos que irão criar vínculos com seu cliente.

Quanto?

Todo plano exige comprometimento organizacional financeiro. Para inicio ou empresas já existentes de qualquer negócio, é necessário identificar toda a estrutura de custos, para que este seja base para sua Gestão Financeira.

As Fontes de Receitas também se faz necessário nesse processo. Podemos citar algumas como: Taxa de Utilização (Serviços), Taxa de Assinatura (Serviços), Aluguéis, Licenciamento, Taxas de Aquisição (Produtos).

Aguardo sugestões e comentários sobre conteúdo.

Autor: José da Silva Girão Júnior – girao.adm@gmail.com

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