Corpo Humano e Gestão – Parte IV: Mãos

ABORDAGEM BIOLÓGICA

As mãos são constituídas por um complexo conjunto de ossos, e por isso é considerada, depois do cérebro, o órgão que realiza as tarefas mais elaboradas no corpo humano.

É também considerada a porta de entrada de diversos tipos de doenças em nosso organismo. É necessário mantermos atentos para que possamos manter a higiene e a integridade de nossa saúde.

ABORDAGEM EVOLUTIVA

Essa importante parte do corpo teve papel decisivo em nosso processo de evolução. Foram as habilidades manuais que fizeram dos seres humanos, o desenvolvimento da aptidão e criação de ferramentas de caça para sobrevivência em um ambiente inóspito e perigoso.

Foram através das mãos que também evoluirmos em nossa comunicação nos tempos pré-históricos através dos Hieroglifos. O desenvolvimento da escrita fez com que pudéssemos desenvolver em todos os campos da humanidade.

ABORDAGEM SOCIAL INCLUSIVA

Estas deram voz para aqueles que não poderiam se utilizar do som. Segundo último censo realizado pelo IBGE, cerca de 9 milhões de Brasileiros possuem deficiência auditiva. Os surdos têm a Libras como primeira língua e, muitas vezes, dependem das mãos para se expressarem.

Para nossas empresas, o treinamento de nossos colaboradores para realizar de forma respeitosa todos os seus clientes, independentemente de sua deficiência, é desenvolvimento de um diferencial competitivo e acima de tudo humano.

A tendência de prosperidade comercial se baseia em colocar o volume de vendas e os resultados financeiros como uma consequência de um plano de atendimento universal, buscando entender e respeitar todos os seus clientes. 

O papel de inclusão é de todos!


ABORDAGEM CORPORATIVA

E no universo corporativo, o que poderíamos relacionar as mãos humanas?

Resposta: Processo de Agir de forma Organizada (5w2h)

ATITUDE

Muitos de nossos empresários possuem capacidade de execução no desenvolvimento do processo criativo de inteligência de mercado.

Infelizmente, em sua maioria, pecam no momento de sair do plano e ir para ação. Falta-lhes desenvolturas e alma de empreendedores. Possuem dificuldades de fazerem todos seus sonhos saírem do papel de uma forma organizada, planejada e calculada.

Por outro lado, existem também os impulsivos. Pensam pouco e já partem para ação de forma irracional. Essa atitude é arriscada e poderá trazer muitos problemas de ordem financeira e administrativa.



METODOLOGIA

Podemos denominar de Plano de Ação. A ferramenta 5W2H é um checklist administrativo, aonde serão contemplados prazos e responsabilidades, que deverão ser desenvolvidas com clareza sob forma de detalhamento de atividades para todos os envolvidos em um projeto. A sua nomenclatura foi desenvolvida através de iniciais de palavras no idioma em inglês, conforme a figura abaixo:

Nesta etapa iremos criar documento para que possamos acompanhar todo o desenvolvimento e seu “feedback”. Nele será formalizado ação detalhada de todas as etapas, seus propósitos, responsabilidades e principalmente prazos a cumprir.

Outro aspecto importante é levantamento financeiro do valor que será investido em cada ação estratégica. Nesta fase o objetivo principal é identificarmos e projetarmos benefícios financeiros e de “branding”. Avaliar os riscos e traçarmos planos alternativos.

Em resumo, podemos enfatizar que AGIR é um processo que necessita de 2 atributos essenciais: Informação e Organização.  Não podemos agir por intuição humana, mas prioritariamente desenvolvida por um processo analítico e racional. É necessário criarmos dispositivos de análise de riscos e ponderações, enfatizando a clareza do planejamento passo a passo, e projeções de resultados. A organização, podemos dizer que seja a formalização de suas ações, conforme já citadas anteriormente através do conhecido sistema de 5w2h.

A viabilidade da Gestão terá que passar pela Organização, Distribuição de Responsabilidades, Transparência e comunicação e acompanhamento de Resultados.

Deixe seu comentário !!!

Autor: José da Silva Girão Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *