COVID-19: Doença respiratória ou Social

FAMÍLIA RIVA MATIAS – Mútua Rede de Reciprocidade

Todos nós, habitantes do planeta Terra, estamos conectados e unidos para vencermos um inimigo invisível, um vírus em forma de coroa, denominado pela OMS de COVID-19.

Não se trata apenas de uma doença respiratória, mas sim social, que possui uma causa raiz no cotidiano de nossas relações humanas, ou melhor, da falta dela, insensibilidade.  

O poder e o dinheiro tornaram-se principais personagens de uma peça teatral chamada VIDA. Nesta ciranda cotidiana, vivemos em um mundo de altíssima velocidade, pressões sociais e o “ter” subsistindo o “ser”.  Todo este contexto estava perdendo a verdadeira conexão humana, o olhar, o toque e principalmente a empatia com as pessoas.

Relacionamentos se limitaram a likes e a vaidade de possuir quantidade de seguidores nas redes sociais. Esta observação não é uma crítica a evolução das tecnologias do mundo Digital, mas sim um registro sobre a forma equivocada que nós seres humanos estávamos utilizando-as.

Neste momento precisamos muito mais do que técnicas de isolamento social, utilização de máscaras e luvas. O mundo precisa entender que a Pandemia não é obra do acaso, mas sim uma oportunidade para que possamos mudar o viés de poder, para solidariedade e amor. Esta mais que provado que não é pela cor da pele, pela sua nacionalidade, seu status social ou pelo seu extrato bancário que irá proteger mais ou menos. Estamos todos no mesmo barco!

Essa percepção de que precisamos mudar começa dentro de casa. Vamos aproveitar para aproximarmos de nossos filhos, cônjuges e familiares. Organize seu tempo para unir toda sua família, assistir bom filme, ou jogo de tabuleiro. Vamos ligar para aqueles que estão longe fisicamente, mas que moram dentro nossos corações.

Importante é mantermos seguros do alcance deste vírus, com bons hábitos alimentares, 8 horas de sono e exercícios indoor. Todas estas ações nos ajuda a manter a nossa mente produtiva.  A saúde mental no contexto da quarentena é fundamental para bem-estar de todos.

Vamos juntos alcançar a verdadeira e positiva mudança nas nossas vidas. Vamos repensar num novo modelo de mundo que valorize o amor e a caridade entre a humanidade. Comece a olhar para o lado e ajudar aqueles que não possuem a mesma condição financeira que você e que neste momento está precisando muito mais do que carinho, mas também alimentos!

Autor: José da Silva Girão Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *