Empreendedorismo social: Propósito e conexão com o terceiro setor.


Ambiente de relevância para Empreendedorismo social e terceiro setor

Estamos vivenciando momento em que por necessidades impostas pela pandemia Covid-19, mudanças comportamentais estão sendo implementadas em uma velocidade bastante elevada.

Está claro para os profissionais de marketing e especialistas em comportamentos de mercados que o mundo já não é mais o mesmo. Nossa conexão emocional em relação ao termo “vizinho” alcançou uma abrangência planetária. Devido a estrutura tecnológica de conexão, informação e deslocamentos, o que acontece do outro lado do mundo pode influenciar diretamente o seu país, seu estado, sua cidade, seu bairro e sua rua.

Estamos aprendendo a observar que mesmo estando na mesma tempestade, não estamos no mesmo barco. Os impactos financeiros são proporcionalmente desastrosos conforme a sua condição de vulnerabilidade social. O cuidado com o outro e o desenvolvimento da empatia, principalmente a humanização de nossos relacionamentos estão sendo o lado mais positivo de todo o cenário desta pandemia.

No contexto que abrange o poder público, percebo que a necessidade do desenvolvimento do empreendedorismo social e do terceiro setor não  se ocorre apenas pela incapacidade de replicação dos recursos de nossos governos.  A questão é de que as necessidades humanas se tornaram bastante complexas e contextualizadas, e desta forma a máquina governamental não acompanha as mudanças  conforme a sua velocidade.

O empreendedorismo social poderá ocorrer com organizações sem fins lucrativos ou com fins lucrativos. O banco Itaú é exemplo clássico de uma instituição financeira que desenvolveu projeto nacional de utilização de bicicletas com objetivo de melhorar a mobilidade e a saúde da população.

Neste caso a empresa não visa diretamente o lucro desta operação, mas investe em um propósito social para fazer a diferença na vida das pessoas. O retorno destas ações serão contempladas em ações de marketing para o desenvolvimento de uma melhor imagem corporativa e conexão com seus personas. Em geral empresas com fins lucrativos também desenvolvem ações de doações de valores para empresas do terceiro setor.

Terceiro setor

Antes de iniciarmos o desenvolvimento sobre o terceiro setor, seria interessante conhecermos o contexto geral, onde podemos classificar da seguinte forma:

  • Primeiro setor:  Esfera pública
  • Segundo setor:  Esfera privada, mercado

O termo “terceiro setor” passou a ser disseminada inicialmente nos Estados Unidos em 1970. Em meados de 1980, este conceito de assistência também chegou a Europa.

Para Maria Tereza Fonseca Dias “tem-se como terceiro setor o conjunto de pessoas jurídicas de direito privado, institucionalizadas e constituídas conforme a lei civil, sem fins lucrativos, que perseguem finalidades de interesse público”.

Podemos exemplificar tipos de instituições que fazem parte do terceiro setor:

  • ONGS
  • Fundações
  • Entidades beneficentes
  • Fundos comunitários


As naturezas de assistências poderão circular por inúmeras possibilidades:

  • Combate a fome
  • Déficit de moradia
  • Inclusão Social
  • Recolocação profissional
  • Saúde
  • Etc.


Seja por intermédio de empresas privadas ou entidades organizadas sem fins lucrativos, o mais importante é que possamos entender este novo momento do planeta. O lucro continua importante, mas não é o FOCO, mas sim uma consequência do entendimento de uma  conexão com público mais voltado para o social e bem estar.  

Fazer de nossos negócios uma fonte de melhorias  com  propósito verdadeiro e que busque de fato e de direito nos fazer a diferença nas vidas de muitos. 

Contribua com o planeta e  que a energia positiva irá invadir a sua vida de uma forma avassaladora.  Seja grato pela sua condição e melhore a do próximo !


Deixe seus comentários em nosso site, sua opinião é muito importante !

LOJA ONLINE: Click no link e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.

15 comentários

  1. excellent points altogether, you simply won a brand new reader. What might you recommend in regards to your publish that you made some days ago? Any certain? Valma Dunstan Afrika

    1. I am very happy and flattered by your words.

  2. I could not resist commenting. Very well written!

    1. Thanks !

  3. Excellent, what a blog it is! This web site presents valuable facts to us, keep it up. Vikki Nial Anniken

    1. Thank you very much for your reading and opinion.

  4. It’s amazing in support of me to have a website, which is valuable in favor of my
    knowledge. thanks admin

  5. What’s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely useful and it
    has helped me out loads. I hope to give a contribution & help
    different users like its aided me. Good job.

    1. Thanks!

  6. Your means of describing all in this paragraph is truly pleasant, all can effortlessly know it, Thanks a
    lot.

    1. thank you for your attention and reading my articles

  7. I’m really inspired together with your writing
    skills and also with the structure for your blog. Is this a paid
    theme or did you customize it your self? Anyway stay up the excellent high quality writing, it is rare to look a nice blog like this one
    nowadays..

    1. Very honored for his words and happy to continue to write and help those in need in the area of ​​management.

  8. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve truly enjoyed browsing your blog posts.
    After all I will be subscribing in your feed and I am hoping you write again soon!

    1. Very happy with your words.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *