Quais são as influências dos colaboradores em sua lucratividade?

Uma pesquisa da Workfront, empresa de software americana, realizou um estudo sobre horas trabalhadas e produtividade. O resultado pegou a todos de surpresa, pois foi constatado que nossos colaboradores efetivamente passam durante o dia apenas 39% do tempo executando tarefas ligadas à sua função. O resto do tempo (61%), passam apenas a ocupar espaços de uma forma não produtiva. Neste cenário começamos a perder nossa capacidade de lucratividade sem que percebamos, que é mais grave!

A gestão de pessoas tem papel de organizar e monitorar todo o ambiente de trabalho, responsável pelo desenvolvimento dos processos de eficiência e produtividade, e da motivação que é outro fator de impulsionamento de nossos resultados.

Essa atividade inicia com bom desempenho de nossos processos seletivos. Estruturação dos Cargos e suas funções, linhas hierárquicas, manuais de conduta ética profissional são alguns fatores importantes para que possamos contratar pessoas certas para seus cargos conforme a demanda de necessidades.  


Impactos financeiros nas falhas da Gestão de pessoas

Podemos avaliar os impactos de má contratação para seus lucros. O primeiro citado, está ligada a questão do caráter do seu funcionário. A má conduta ética conduzirá a prejuízos financeiros e a perda de credibilidade e confiança dos demais colaboradores.

O segundo fator são despesas com a falta de conhecimento técnico para desempenhar sua função. A falta de expertise acarretará prolongamento do tempo de treinamento e a baixa de sua produtividade.

O terceiro fator é a inadequação de perfil para cargo. Nem sempre um bom currículo é sinal de bons resultados, pois a sua conexão e perfil comportamental tem obrigatoriamente estarem ligadas diretamente as tarefas exigidas por este cargo.

Outro ponto é o alto índice de TURNOVER. Empresas com falhas em seus processos seletivos possuem número excessivo de demissões. Este pequeno detalhe causará danos financeiros para suas organizações em virtude dos altos custos trabalhistas nestes procedimentos.

Como podemos amenizar custos melhorando processo seletivo?

A estruturação do cargo é ponto crucial para esta melhoria. Pontuar todas as necessidades e exigências da função, seja nos aspectos técnicos e poder de influência (Networking) são pré-requisitos que farão diferença para a sua empresa.

Desenvolva critérios pontuais na avaliação de um Currículo e inclua em seu processo uma fase de pré-avaliação. Investigue todas as Redes Sociais do candidato e observe seu comportamento social. Procure validar as informações contidas no documento através da confirmação em loco através de contatos telefônicos para as suas referências contidas no documento.

Fique atento aos detalhes. Na avaliação presencial, observe a sua linguagem corporal, pontualidade, níveis de ansiedade e principalmente na comunicação olhos nos olhos, pois não acredito em pessoas que conversam com você fugindo do seu olhar.  Pergunte mais de uma vez para saber se há consistência e coerências nas respostas anteriormente dadas. Busque saber se o perfil do candidato se conecta cognitivamente e financeiramente com o cargo específico.

LOJA ONLINE: Click no banner abaixo e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.



Autor: José da Silva Girão Júnior

girao.adm@gmail.com

3 comentários

  1. Awesome! Its in fact amazing piece of writing, I have got much clear idea regarding from this piece of writing. Cosetta Ignacio Ashil

  2. I think the admin of this site is actually working hard in favor of his web site, because here every data is quality based data. Zilvia Randell Valenza Binny Darby Cho

  3. Hey there. I discovered your website via Google whilst looking for a similar subject, your website came up. It seems to be good. I have bookmarked it in my google bookmarks to visit then. Benedetta Dill Simmonds

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *