Mundo B.A.N.I



O primeiro ponto importante não são necessariamente as MUDANÇAS, mas sim a VELOCIDADE de suas transformações.   É fato de que a pandemia do Covid-19 é o grande responsável por todas as percepções da alta velocidade que as coisas estão acontecendo. A necessidade de buscarmos o isolamento social e uma imersão através da quarentena nos fez entrar em contato com novas formas de comunicação e tecnologia.

Seja para a ambiência social e profissional é necessário que tenhamos conhecimentos de todas as modificações comportamentais deste novo cenário que já estamos inseridos.  Estamos iniciando processo em um mundo altamente tecnológico onde precisamos nos readaptar nossas habilidades e demandas de um mundo mais complexo e competitivo.

E o que seria MUNDO BANI?  Em poucas palavras podemos considerar ser uma evolução do MUNDO VUCA. Essas transformações vem ocorrendo bem antes do início da pandemia, mas que agora passa por um processo altamente acelerado em suas compreensões de mundo.


Vamos inicialmente entendermos o significado do nome BANI.

B = BRITTLE: Frágil

A = ANXIOUS:  Ansioso(a)

N NONLINEAR: Não linear

I =  INCOMPREHENSIBRE: Incompreensível


Vamos entender contextualmente o que significa cada palavra e a sua evolução entre VUCA E BANI.


Da: VOLATILIDADE PARA FRAGILIDADE

O fato dos grandes volumes de informações e a nossa incapacidade cerebral de acompanhar todos estes conceitos nos fez entrarmos no AUTOMÁTICO e desta forma fazendo com que se transformassem em pessoas mais vulneráveis e fragilizadas.


Da: INCERTEZA para ANSIEDADE

Todo este cenário de incertezas  vem aumentando cada vez mais nossa ansiedade. Alguns autores a denomina de vivenciarmos no mundo do amanhã e sofrermos por antecipação. É considerado o grande mau do século. Temos que desenvolver a inteligência emocional e desta forma controlarmos as nossas emoções.  Precisamos sempre trabalhar um planejamento com ações para o futuro, mas sem esquecer de viver o PRESENTE.


Da COMPLEXIDADE para a vida NÃO LINEAR

Temos plena consciência de que viver nos dias de hoje é muito mais complicado do que em décadas passadas.  Essa aceleração de informações e uma maior necessidade de aprofundamento de conceitos nos colocam em uma situação de realizar planos com muitas variáveis para que possamos nos readaptar a não linearidade da vida pessoal e profissional.


Da AMBIGUIDADE para INCROMPREENSÃO

A forma ambígua do mundo VUCA nos remete a um sentimento de incompreensão da nossa realidade. Quando nos deparamos com alguma informação de certa forma dentro da ambiência da interpretação, passamos a não conseguir o entendimento na sua plenitude para uma tomada de decisão mais assertiva.


E agora o que fazer ? 


Precisamos desenvolver a nossa capacidade de interpretação e mineração de todas essas informações com apoio da inteligência artificial. Esse pequeno e importante detalhe irá nos trazer maior possibilidade de reduzir a incompreensão e aumentar a identificação de novos insights.

Outro ponto é focar não na velocidade de seus resultados, mas sim na possibilidade de estar indo na direção correta.  Tenha paciência e saiba colher seus frutos na hora certa, pois isso irá reduzir a sua ansiedade. Tudo tem o seu tempo e acontece na hora marcada.

E para encerrar minhas dicas para encarar o mundo BANI, coloque propósito em todas as suas ações seja pessoais ou profissionais. Desenvolva a sua capacidade de empatia e insira em seus planos a melhorar vidas de outras pessoas.



O assunto despertou interesse ? Entre em contato com nossa equipe: W.P.P. +55 (85) 99190 1801 ou siga nossas redes sociais através do perfil do Instagram: @giraoconsultoria_oficial.


LOJA ONLINE: Click no link e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *