O que podemos esperar de 2021?



No segmento da saúde a palavra-chave é esperança. Estamos na expectativa da vinda da vacina para que possamos aliviar a pressão e amenizar a ameaça deste vírus fatal que pegou a todos de surpresa.

O mais importante é  termos a consciência de que mesmo com a vacina iremos ter por algum tempo a continuidade dos protocolos de segurança, principalmente o uso de máscaras.

No campo pessoal temos que reavaliar nossos valores ! O sucesso de uma vida não se limita a sua conta bancária. Nesta pandemia observamos que podemos viver com bem menos. Outro aspecto é o olhar para o lado e não apenas observar o outro, mas ter a atitude de fazer a sua parte para que possamos amenizar a fragilidade seja financeira e emocional daqueles que necessitam e se encontram em condições menos favorecidas. 

Particularmente estou entrando em 2021 um pouco melhor como ser humano. Diante de todas as condições adversas, pude perceber o quanto sou privilegiado por em nenhum dia de pandemia sentir falta do alimento em minha mesa e de um teto para proteger a minha família. Este ato de agradecer me fez abrir o canal de prosperidade.  A realidade é que quanto mais você busca acumular, menos você tem. Procuramos sim uma segurança material para nossas famílias, mas não podemos deixar de ajudar aqueles que precisam.

E para nossos negócios, o que esperamos deste novo ano?

Já começamos com viés de melhora. O simples fato de a vacina estar próxima de chegar a população, a economia já começa a respirar outros ares.

Mas temos que ter em mente que para buscarmos uma retomada de crescimento, apenas a vacina não é a solução para sua empresa!

O mundo não é mais o mesmo e com certeza os sentimentos das pessoas também não são. A forma de fazer negócio após esta pandemia se modificou de uma forma bastante abrangente. É fato que o mundo digital e online já vinha ganhando terreno, mas com o isolamento social houve uma aceleração absurda onde precisamos nos readequar a esta nova realidade.


Padrões de comportamentos

O primeiro ponto chave é buscar identificar novos padrões de comportamentos. As prioridades se modificarem e as escalas de necessidades de nossos clientes. Precisamos investir na realização de pesquisas seja através de ferramentas Google Formulários ou empresas especializadas. Precisamos rever o nosso perfil de personas e suas demandas “pós” pandemia.


Omnichannel

O segundo ponto são readequações de nossos canais de distribuições. Precisamos criar canais online e desenvolver projeto de Ominchannel integrado para que possamos nos comunicar com cliente de forma sistêmica e facilitada.

A notoriedade online também se faz necessária. Precisamos trabalhar com as redes sociais de uma forma inteligente e estratégica. Partindo da identificação do seu persona, busque desenvolver conteúdos de relevância e interesse do seu público.


Gestão profissional

O terceiro ponto é gestão. Se antes da pandemia era importante para obter resultados financeiros, agora é uma questão OBRIGATÓRIA!

Precisamos desenvolver um sistema de pesquisas e alimentação contínua de nosso planejamento estratégico. As mudanças estão ocorrendo de uma forma muito  mais rápidas.

A área comercial tem que estar em conexão com marketing, pois é o elo de contato com o seu cliente.

A área financeira terá que estar conectada sob dois ângulos: Planejamento Financeiro e a elaboração de KPIS ou índices de produtividade financeira. O monitoramento de resultado é FUNDAMENTAL para que possamos identificar inadequações e buscar rapidamente a sua correção.


Dica importante !

E para complementar o tripé necessário de gestão, gostaria de enfatizar a importância de uma excelente trabalho com endomarketing. O ambiente de mercado é na verdade o contato de sua empresa que são formados por pessoas com os clientes que também são pessoas.

Invista no seu capital intelectual não apenas em questões do salário material, mas principalmente no salário emocional.


Deixe seus comentários em nosso site, sua opinião é muito importante !

LOJA ONLINE: Click no link e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *