Odontologia e gestão



Experiências adquiridas no exercício da docência e consultoria, pude desenvolver expertise para que o cirurgião dentista possa ser mais eficiente em seus resultados financeiros.

O estudante de odontologia não passa por nenhuma experiência de conhecimentos  na área de gestão durante todo o processo de sua formação. Este detalhe se faz fundamental quando o profissional inicia processo de empreender, iniciando a abertura  do  seu próprio consultório. Estes casos sempre gosto de relatar, que APENAS  a sua capacidade técnica não será suficiente para que possa obter sucesso profissional. É preciso conhecer e desenvolver um conjunto de habilidades para que possa desenvolver um projeto lucrativo e de longevidade de sua empresa.

Irei descrever neste artigo alguns pontos em que se faz necessário para que aumente as suas chances de sucesso no segmento da odontologia. Importante salientar que a ambiência de negócios possui variáveis externas, e que fogem completamente de nossos controles. A questão é estarmos atentos a todos os seus movimentos e preparados para agirmos de forma rápida e assertiva em todas as etapas de nossos processos de decisões.


Segue abaixo algumas dicas importantes!


1 – Propósito no que faz

Este ponto é básico e essencial para qualquer carreira. O foco não é o aspecto financeiro, mas sim uma consequência do seu trabalho. Sempre faço uma pergunta para meus alunos e clientes: “Se você hoje não precisasse mais de trabalhar para viver com conforto, continuaria a exercer a sua função de cirurgião dentista? Se a resposta for sim, tenha a certeza de que a carreira que escolheu existe um propósito e conexão com a sua essência.


2 – Gestão Financeira

Fator essencial para qualquer negócio. O desafio da odontologia em caráter básico e fundamental é buscarmos identificar qual é a sua Margem de contribuição (MC) de cada tratamento realizado. Em resumo é saber se o preço dos seus serviços estão cobrindo todo o custo da operação e mark up! 
Reforçando para que esteja trabalhando com lucro e é necessário entender a composição de todos os custos envolvendo individualmente cada tratamento realizado. Podemos citar o gasto com materiais, o custo da despesa hora e alíquotas referente aos impostos diretos. Caso seja enquadrado no SIMPLES NACIONAL, é importante saber se estão participando do ANEXO III ou ANEXO V.

A segunda etapa deste trabalho se faz necessário a elaboração dos KPIs ( Key performance indicator) ou índices de desempenhos financeiros. Aqui o importante é monitoramento e leitura dos resultados para as tomadas de decisões. Estamos falando de índices de lucratividade, rentabilidade, liquidez, ponto de equilíbrio, acompanhamento da D.R.E e Fluxo de caixa.

Outra dica importante para melhorar processos financeiros é a elaboração do pró-labore. Com isso iremos realizar a separação total das contas de pessoa física e jurídica e desta forma iremos criar ambiente transparente e aditável para resultados do seu consultório.


3 – Gestão de Marketing

Qual é o papel do marketing para o seu consultório ? Estamos vivenciando uma aceleração comportamental e consumo devido a imersão tecnológica decorrente do processo da pandemia de covid-19.  É necessário entendimento de todo este fenômeno começando em primeira estância a identificação do seu persona. Este detalhe irá acometer todo um ajustamento de comunicação e de esforços para a conquista e fidelização do perfil do seu paciente. Precisamos ter o conhecimento de dois processos fundamentais:  Prospecção e fidelização.

O primeiro trata da conquista de novos pacientes, e o segundo, do trabalho em sua base de clientes. Utilizo sempre o exemplo de você querer encher um balde furado. Água entra e sai da mesma velocidade.  E assim acontecerá se não cuidar dos seus pacientes já existentes, e se preocupar apenas a trazer novos. Outros processos aqui são necessários reforçar como podemos citar Branding, Análise de Swot, 5 forças de Porter, planejamento estratégico e NPS – monitoramento da satisfação do paciente.


4 – Desenvolvimento Humano

A dica especial é para o seu atendente ou recepcionista. Para que possamos desenvolver um modelo de consultório lucrativo é preciso que este profissional desenvolva novas habilidades.  A função de atender telefone é marcar pacientes já faz parte do passado.

Precisamos formar profissionais com habilidades gerenciais e que desenvolva a administração do seu consultório, referindo-me  a todas as atividades operacionais. O cirurgião dentista terá que focar no ATENDIMENTO e entender que a gestão operacional é do atendente-gerente. As funções de gestão do profissional da saúde é de apenas solicitar relatórios, desenvolver leitura estratégica e tomar decisões. As tarefas contas a pagar, contas a receber, manutenção, compras dentre outras não poderá mais tomar o tempo do cirurgião dentista.


5 – Odontologia 4.0

O mundo não é mais o mesmo e a odontologia não fica atras. Precisamos entender que nenhum negócio pode ficar a margem desta evolução tecnológica.

A inteligência artificial já é uma realidade no segmento. Podemos citar alguns exemplos:

  • Softwares utilizados para prever áreas que são mais lucrativas e demandam mais abastecimento.
  • Escaneamento facial.
  • Soluções com o ChairFill, que ocupa as cadeiras do consultório com os tratamentos mais rentáveis para o tempo disponível do dentista.
  • CAD – Computer-aided design. É utilizado para criar desenhos técnicos e que necessitam de  alta precisão.
  • CAM – Computer-aided manufaturing: são sistemas que, por meio das informações passadas pelos sistemas CAD, fresam os projetos.


No modelo de mundo BANI, as exigências e demandas do mercado exigem do Cirurgião Dentista muito mais do que diplomas e especializações. É essencial assumir também o papel de empresário e gestor para que o seu consultório traga resultados financeiros para que possa continuar a sua jornada profissional.

Caso tenha interesse em conhecer de perto todos estes processos. entre em contato com nossa empresa. Disponibilizamos mentoria para gestores–dentistas e consultoria para seu consultório de forma online para todo o Brasil e presencial. Trabalhamos com banco de horas flexíveis e que se encaixa na disponibilidade de tempo e investimento.



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