OPINIÃO: Política e negócios


Trata-se de um assunto bastante polêmico e porque não dizer perigoso seja na ambiência pessoal e de negócios. O contexto abordado será restrito ao Brasil.

A afirmação anterior não significa dizer que em nenhum momento de nossas vidas podemos ficar a parte do contexto político. Precisamos estar atentos a todas as ações e deliberações, buscando conforme sua consciência e conectividade com as propostas,  exercer a cidadania através do voto. O objetivo aqui não é para falar de política, mas sim de se posicionar sobre este assunto em conteúdos profissionais e de negócios.

Para isso basta reforçar algo que todos nós já sabemos. O Voto é SECRETO!


O indivíduo é um ser social e político. O processo de comunicação junto ao mercado é necessário desenvolver  estratégias de conexão e tradução  de  suas soluções e benefícios. É necessário evitar assuntos que possam conturbar e impactar negativamente os seus resultados.

Neste momento de pandemia é nítido que o cenário esteja efervescente. Estamos vivenciando uma  bipolarização política, onde praticamente o país se dividiu em duas correntes. É aqui que iremos conhecer o pior lado da política, que para defender interesses próprios, nós cidadãos estaremos no meio de um “bombardeio” de informações, fazendo com que se crie ambiente propício para as chamadas FAKENEWS.


Este é o contexto que procuro justificar os cuidados com a influência de assuntos desta natureza em suas comunicações com seu mercado.


A sua empresa será afetada indiretamente ou diretamente por todas as decisões políticas em suas 3 (três) esferas governamentais. Sugiro o desenvolvimento de uma posição inteligente e estratégica, não se envolvendo em dar opiniões, mas sim entender todos os movimentos, e se preparar para posicionar positivamente diante da situação que esteja sendo criada.

Neste aspecto o tipo de comportamento em relação as consequências políticas poderão ser caracterizadas como OPORTUNIDADES ou AMEAÇAS.  Podemos afirmar que seja de um mesmo evento com resultados diferentes.

Exemplo:  Um determinado estado de nossa Federação resolve aumentar alíquota de ICMS.


COMPORTAMENTO AMEAÇA

O empresário inconformado com essa atitude irá as redes sociais desabafar e atingir diretamente a pessoa do Governador. Essa ação  poderá ser percebida não apenas como um desagravo pelo aumento de impostos, mas sim um posicionamento político, caindo na exposição da bipolarização. 


COMPORTAMENTO OPORTUNIDADE

Inteligência Emocional! Temos plena consciência de que já sofremos altas cargas tributárias em nosso país, porém se trata de algo que está além de nossas forças.  Nesta situação o melhor a se fazer é avaliar quais são os impactos diretos desse acréscimo no seu processo de precificação. Desenvolver uma estratégia de comunicação inteligente VALORIZANDO atributos importantes dos seus produtos ou serviços percebidos pelo seu cliente. Desta forma podemos minimizar os impactos negativos em sua linha de faturamento.


Em resumo, vivencie a questão política da forma mais discreta possível. Misturar as estações e contaminar o seu processo de comunicação com  este tipo de assunto poderá correr sério risco de perder cerca da metade de seus clientes.


Portanto tenha consciência política através do exercício do direito ao voto e do acompanhamento das decisões que irão impactar diretamente em sua vida social e negócios.

O assunto despertou interesse ? Entre em contato com nossa equipe: W.P.P. (85) 99190 1801 ou de nosso e-mail giraoconsultoria@gmail.com



LOJA ONLINE: Click no link e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.

6 comentários

  1. Uma empresa expressar opiniões político-partidarias realmente é algo bem delicado principalmente no momento atual de polarização.

    Entretanto, muitas vezes demonstrar seus valores (o que acho extremamente importante pra uma marca atrair seu público alvo) pode aproxima-la sim com uma determinada ala política e distanciar de outra. Acredito ser um processo natural.

    1. Muito relevante a sua observação. Desenvolver a sua identidade corporativa e criar através da sua missão, visão e valores o seu DNA é o primeiro passo para criar um processo de conexão com seu persona. Temos que desenvolver a capacidade de entender que a política é fundamental na vida de todos, mas que existem ambientes para que sejam debatidos e expressados. Muito obrigado André por sua participação !

  2. Excelente reflexão, nos remete a este momento de crise não só de cunho material, empresarial, produção e trabalho como também nos conduz a uma reflexão de criticidade. Este momento de pandemia é um ciclo reflexivo diante da crise de mercado. O autor, professor Girão traz de forma clara e nos leva a uma análise sobre o que podemos fazer diante deste momento, nos induz a meditar. O autor foi simplesmente brilhante. Prof . Júlio Pereira.

    1. Muito obrigado por suas palavras Julio Pereira. A intenção de tocar em um assunto tão delicado e importante para as nossas vidas é fazer com que sejamos coerentes com nossas posições e estratégias de negócios.

  3. A contextualização política, econômica e pandêmica na atualidade nos remete um grande impacto diante do mercado e das ações desenvolvidas por líderes e gestores. Torna-se imprescindível reflexionar acerca da condução e da imagem construída em seus negócios, sem preferências de cunho político, mas exaltando ações comportamentais, de benefício público e social.

    1. Excelente colocação Mara, muito obrigado por sua contribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *