Como encarar a “Leucemia corporativa”? Sintomas, diagnóstico e tratamento.

Quem é o sangue de nossas empresas? 


Após anos de estudos e observações entre as semelhanças do corpo e nossas organizações, a resposta para esta importante questão é o FATURAMENTO.

Os seres vivos não pode viver sem a circulação do sangue em nossos corpos. Eles são essenciais para a vida, transportando nutrientes para todo o sistema e retirando as impurezas através da filtragem realizada bela bexiga expelida através da urina.

O faturamento é essencial para transportar  a essência para a sobrevivência de qualquer negócio, os resultados financeiros.


Produção de sangue


Existe o aumento do volume de sangue conforme crescemos. Para os negócios este comportamento é bastante similar. A necessidade de faturamento aumenta conforme desenvolvemos a capacidade estrutural de nossas empresas.

A Fábrica de sangue do nosso corpo  é a Medula Óssea. Este tecido está presente em vários ossos como podemos citar um deles, o fêmur. A medula recebe ingredientes para formar as células do sangue, que, depois de prontas, são liberadas pelos vasos sanguíneos.

E para nossas empresas, como identificamos a sua “medula óssea” ?

A resposta é bem simples, Gestão! A produção do faturamento é o resultado de um projeto de marketing para agir como uma célula de inteligência de mercado, conectado com elaboração de um excelente plano de vendas ( reforçar que também é aplicado a área de negócios da saúde)  e com um acompanhamento financeiro minucioso, monitorando todos os índices e relatórios financeiros.  


Anomalias


A leucemia é um câncer que tem início nas células-tronco da medula óssea.  Ocorre que as células sanguíneas doentes (câncer) se formam e atrapalham a produção das células sanguíneas saudáveis da medula óssea, diminuindo seu número normal.

E na ambiência da gestão, como podemos identificar “leucemia” organizacional? Resposta está na  margem de lucro!

Parece básico, mas encontro em muitos micros e pequenas empresas a dificuldade de mensurar custos e elaborar a sua precificação com base na construção do seu mark up. Nestes casos não adianta está faturando “rios de dinheiro” se o que entra é um “sangue contaminado” pela margem de lucro negativa.

Outra anomalia é de caráter físico, através de um acidente ou corte, ou seja, causado por um fator externo. Estou me referindo a hemorragia que pode ocorrer de forma visível e externa ou internamente.

Na ambiência empresarial está “hemorragia” é ocasionada pela falta parcial ou completa de uma gestão de custos. Começamos obter lucro não apenas no incremento de nossa margem de lucro, mas também nos controles de nossas despesas.


Sintomas


Muitas vezes o corpo nos mostra que nossa saúde requer uma investigação. Para os casos de leucemia, os sintomas podem estar relacionadas também com outras doenças menos sérias. Podemos citar abaixo alguns tipos:

  • Fadiga
  • Cansaço
  • Falta de ar durante atividades físicas
  • Tonturas
  • Palidez
  • Falta de energia


Esses comportamentos citados acima trata-se apenas de um alerta para que possamos investigar as verdadeiras causas do seu problema. É importante a realização de exames laboratoriais.

Trazendo para nossas empresas podemos citar sintoma comum a todos os casos.

  • Aumento meu faturamento e nunca sinto que melhora minha situação financeira.


É muito comum ouvir esta “dor” de meus clientes, e percebo que se trata de uma falha grave olhar apenas para seu faturamento.  Quando sentir de sua empresa essa percepção, fique alerta e procure realizar o diagnóstico mais rápido possível, pois quando mais precoce for identificado o seu problema, mais chances terá de recuperar a saúde financeira de sua empresa.


Diagnóstico


Para confirmação do que se trata o problema de sua saúde é necessário fazer alguns exames laboratoriais. Para não entrarmos em uma ambiência médica, onde  não é o nosso foco, posso apenas de uma forma geral citar um índice que irá de fato alarmar para a confirmação da leucemia, podendo citar a contagem das plaquetas no sangue.

A quantidade considerada normal é de  150.000 a 450.000 cels/microL.  Já tive experiência na família de confirmação da doença LMA onde este índice estava em apenas 15.000 cels/microL.

Para a gestão o diagnóstico somente poderá ser realizada através da realização de uma auditoria de lucro por toda a empresa. É aqui que iremos identificar o grau de “doença” e como podemos direcionar a consultoria ou tratamento.


Tratamento


Para a medicina já existem tratamentos bastante eficazes para cada tipo de leucemia. Podemos citar a quimioterapia, a radioterapia ou medicações, vai depender do tipo de leucemia e seu estágio.

Muito importante citar que para sucesso destes irá depender das respostas do seu corpo em especial de sua medula óssea. O objetivo é “zerar” as células cancerígenas para assim identificar doador compatível para realização do transplante de medula. Após estas etapas, é torcer para que não haja rejeição!

A auditoria de lucro é apenas diagnóstico, onde aqui iremos “zerar” ou eliminar as “células cancerígenas” ou margem de lucro negativa. A fase da realização do “transplante de medula óssea” na ambiência de negócios é a elaboração de sua precificação e mark up para que não ocorra rejeição por parte do seu cliente. Temos que trabalhar muito bem a questão de preço X valor.

Podemos observar através deste conteúdo de que nossas empresas possuem muitas coisas em comum com corpo humano.

Deixe seus comentários em nosso site, sua opinião é muito importante !


LOJA ONLINE: Click no link e adquira com exclusividade livros digitais sobre gestão e suas similaridades com corpo humano.


Siga-nos @giraoconsultoria_oficial

2 comentários

  1. Лично я наслаждаюсь от Вашего мастерства трактовать бесхитростными, гуманными речами

    1. большое спасибо

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *