Tecnologia e o seu negócio


Em meados de 2010  surgiu para o mundo da TI e dos negócios  o termo “Big data”.  Muitos  já ouviram esse termo, mas de fato do se se trata ?

Em poucas palavras trata-se de um cenário criado pelo incremento  da tecnologia e  velocidade de conexão da internet  e do avanço tecnológico de nossos equipamentos. Essa conjuntura contribuiu para criação das redes sociais e de outros sensores para monitoramento, praticamente em tempo real.  A big data é o resultado de todo este contexto tecnológico criando assim uma “tempestade” de dados. Essa ilimitada fonte de de informações devido ao grande volume, se tornou impossível o seu monitoramento sem a ajuda de uma inteligência artificial e um projeto de Business Inteligence.

No início deste processo a essência de todos os esforços para captação, armazenamento e mineração destes dados eram direcionados para quanto MAIOR a quantidade de dados MELHOR. Isso vem se modificando!

De acordo com estudo realizado pela GARTNER, as tendências pós 2021 é migração  da Big data para Small data.   

As tecnologias desenvolvidas para este novo tempo não são necessárias a utilização de grande volume de dados. A tendência do momento é buscar a sinergia de uma base menor, com amplitude em suas fontes VARIADAS.

Precisamos entender que independentemente do seu segmento e porte empresarial é fundamental que desenvolva projeto de Business Inteligence para o seu negócio. É a base para que possamos identificar as mudanças do mercado e suas velocidades.


E saindo dos conceitos, como podemos nos preparar para esta nova era tecnológica ?


1- Cultura de dados

Para que possa obter bons frutos nesta nova ordem de competitividade com utilização da tecnologia, é fundamental possuir crença e experiência de sua equipe. A questão aqui não é a quantidade e sim a qualidade e expertise de todos com o relacionamento tecnológico e a convicção de sua importância para todo o processo estratégico de sua empresa. Posso citar exemplo bem simples neste contexto, considerando uma startup com 20 funcionários com estrutura de automação e  conhecimentos de Business Inteligence com maior capacidade de competitividade do que uma empresa com 200 funcionários e pouca experiência com estruturas de inteligência artificial na mineração de seus dados.  


2 – Organização

Iremos falar sobre as chamadas “GPs” ou Gestão de projetos. É aqui que iniciamos estudos de necessidades para desenvolvimento de soluções em todas as áreas de sua organização. 

É necessário a existência de uma equipe multidisciplinar com encontros sazonais para a discussão de prioridades nas áreas de desenvolvimento de novos  produtos e serviços, Serviço de Atendimento ao Cliente, logística, vendas,  financeiro e etc.

Esta equipe será comporta por 2 líderes. O primeiro da  Área de TI, sendo cientista de dados. O  segundo da ambiência  de negócios com domínio de todas as ações estratégicas da empresa. Ambos com mesmo nível hierárquico.

A boa comunicação é essencial para estes líderes que através de seus conhecimentos irão criar dispositivos para uma boa execução do seu Business Inteligence.


3 – Estruturação

No mundo digital é necessário criarmos ambientes para que possamos interagir com nossos clientes através do desenvolvimento de canais de comunicações digitais ou Ominchannel. Esta é a base de estruturação para todo processo de inteligência a serviço de sua empresa, criando dispositivos de captação ou fontes de dados.


Podemos entender que não é necessário altos investimentos para adquirir os 3 passos básicos para sua empresa se tornar competitiva nesta nova era tecnológica.

Fique atento a todos os movimentos do mercado e tenha a inteligência artificial como sua maior aliada neste mundo altamente competitivo.


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